Israel não é dos judeus, afirma historiador

O historiador Shlomo Sand é autor do livro "A Invenção da Terra de Israel", recém lançado no Brasil

As notícias da construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia são recebidas com pessimismo por palestinos. Na comunidade internacional, diz-se que a política de expansão entrava a paz.

Mas o historiador Shlomo Sand se preocupa, por ora. com outras edificações: não as casas erguidas em assentamentos. e sim as construções feitas em cima da história sionista. "É imaginação política pensar que esse território pertence aos judeus", afirma em entrevista à folha Folha.

No livro "A Invenção da Terra de Israel", Sand estuda a ideia de que há uma relação entre o Estado de israel e o texto sagrado - e, então, discute se o argumento religioso pode de fato ser a pedra angular de uma nação.

Em ambos os casos, ele conclui que não. " A tradição judaica enxergava essa terra como sagrada e nunca pensou que ela devesse estar em posse dos judeus", afirma.

" Mas a maior parte dos israelenses foi educada como eu, estudando a Torá não como um livro religioso, mas como uma obra nacional".

A ideia é controversa tanto à direita quanto a esquerda no espectro político israelense, assim como foi polêmica a teoria expressa em seu livro anterior, "A Invenção do Povo Judeu", em que Sand criticou a noção de que há "uma existência judaica pura".

O "mainstream" dos historiadores em Israel discorda, mas Sand afirma, por sua vez, que "a historiografia local está cem anos atrasada".

"Uma das fraquezas da esquerda sionista, no país, é a crença ingênua de que Israel pertence aos judeus".

A questão pode parecer acadêmica, mas tem peso real na política. Israel exige que palestinos reconheçam o "caráter judaico" do Estado para dar continuidade às negociações de paz entre ambos. A liderança palestina se recusa a fazer esse gesto.

"Definir o Estado como "judaico" não é democrático", diz Sand. "É como falar que o Brasil é um país Branco".

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Sentinela - Mídia dissidente brasileira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...