Hitlerjugend (Juventude Hitlerista)



"Tudo pela Pátria" - lema da Hitlerjugend.

Na Alemanha nacional-socialista a educação além de transmitir aos alunos o conhecimento teórico, também os treinava politicamente, fisicamente e ensinava uma base militarmente (Auto-Defesa).

Em 30 de abril de 1934, Bernhard Rust, foi nomeado Ministro da Ciência, Educação e Cultura do Reich.

Os professores sempre passavam por cursos e aprimoramentos para transmitir aos alunos conteúdos novos, além do conteúdo escrito, tinham professores que ensinavam os alunos por treinamentos físicos, através de atividades físicas, pois, conforme o nacional-socialismo, todo jovem devia manter seu corpo e mente em forma. Se uniram à Liga de Professores Nacional-Socialistas, no ano de 1936, 97% dos professores das escolas públicas já haviam se filiado à mencionada Liga (cerca de 300.000 pessoas). Na verdade, dentre as categorias profissionais filiadas ao Partido Nazista, a dos educadores foi a de maior número.

Fundada em 1926, a “Juventude Hitlerista” tinha por objetivo recrutar desde cedo os filhos dos militantes nacional-socialista, não obrigatoriamente o teriam que ser, mas já estava engajada na formação de uma juventude, forte,dura e saudável, assim como também treinar os jovens para entrar nas “Tropas de Choque”, S.A.

As escolas publicas ficavam sobre controle da cidade ao qual pertencia, que era ligada diretamente com o ministério da ciência, educação e cultura, e tinham as mesmas qualidades que as escolas privadas da época.
Depois quando saiam da escola(14 anos) (Se caso fosse um jovem sem escola, entrava aos 6 anos), os alunos iam para a juventude Hitlerista (ficavam até os 18), aonde saiam do conteúdo escrito e era dado atenção para o pratico (Em um comparação, eram escoteiros, só que aprendiam muito mais coisas do que um escoteiro), aonde aprendiam o essencial para sobreviver, alem coisas básicas como aprender a tocar instrumentos (Sanfona, tambores...), mulheres iam para a "Bund Deutscher Mäde" (Liga das Moças Alemãs) aprendiam a dançar, cozinhar, autodefesa, os homens tinham um preparo mais voltado para a base militar.

Em 1936, a associação aos grupos de jovens tornou-se compulsória para todos os jovens de 10 a 17 anos. As reuniões eram após as aulas nas escolas, e as viagens de acampamento nos finais de semana, sempre patrocinadas pela “Juventude Hitlerista” e pela “Liga das Meninas Alemãs, que os treinavam para se tornarem leais ao país, a família e si mesmos ante de mais nada. Até setembro de 1939 mais de 765.000 jovens ocuparam cargos de liderança nas organizações de jovens as quais os preparavam para funções em postos militares ou como burocratas nas organizações de ocupação alemã (até mesmo em territórios estrangeiros).

A “Juventude Hitlerista” combinava esportes e atividades ao ar livre com o doutrinamento ideológico. Da mesma forma, a “Liga das Meninas Alemãs” enfatizava o atletismo em equipe, tais como a ginástica rítmica, considerada pelas autoridades de saúde alemãs menos pesadas para o corpo feminino e mais adequadas para prepará-lo para a maternidade. A exibição pública dos valores encorajava jovens homens e mulheres a abandonarem sua individualidade em prol dos objetivos da coletividade.

Quando iam sair da juventude Hitlerista, eram levados para uma fazenda, para testar suas habilidades, e se estivessem em forma, eram formados, e nesta alturas, eram capazes de cuidar e administrar uma fazenda sozinhos.

Com este novo modelo de educação, a violência na Alemanha diminuiu, alem de aumentar o números de alunos em escolas e universidades, e praticamente não existiam mais analfabetos ou jovens sem educação.

E pensar que hoje em dia, é considerado um "devorador de mentes" quem no entendimento moderno doutrina a cabeça de um jovem, quando lhe tentam por algo na cabeça. A sociedade se lamenta pela falta de consciência da juventude. Mas o que querem a final? Pais não podem educar seus filhos nem corrigi-los como se deveria, a falta de valores da própria sociedade usa o jovem como alvo principal, qualquer forma de indução a uma coletividade, mesmo que benéfica, porém, uniformizada que tente alcançar qualquer tipo de ordem é tida de uma vez por todas, "intolerante" e deve ser punida. 


Veja Também:

Um comentário:

O Sentinela - Mídia dissidente brasileira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...